12 de fevereiro de 2010

Palestra de inauguração da exposição "O clima está a mudar, e tu?"



No âmbito da exposição "O clima está a mudar, e tu?" foi convidado o Professor Doutor Filipe Duarte Santos para proferir a palestra inaugural com a comunicação "Alterações climáticas em Portugal".

O Professor Doutor Filipe Duarte Santos, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, coordenador do Laboratório de Sistemas e Instrumentação e Modelação em Ciências e Tecnologias do Ambiente e do Espaço-SIM, foi o investigador principal e coordenador do Projecto "Climate Change in Portugal". Scenarios, Impacts and Adaptation Measures (SIAM)". Este projecto teve como objectivo a realização da primeira avaliação integrada dos impactes e medidas de adaptação às alterações climáticas em Portugal no século XXI.

Nesta palestra foi feita uma avaliação da evolução ao longo dos tempos e para finalizar apresentou projecções para os anos vindouros e formas de minimizar os efeitos adversos dos impactes das alterações climáticas.

Dado o mediatismo do tema das Alterações Climáticas e do ilustre orador convidado o auditório do CMIA foi pequeno para acolher todos os interessados.



O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde acaba de inaugurar uma nova exposição temática intitulada "O clima está a mudar, e tu?", a decorrer nas nossas instalações até ao próximo dia 14 de Maio.




A exposição é composta por 21 painéis, percorrendo temas como:
  • As alterações climáticas são notícia - no mundo;
  • As alterações climáticas são notícia - em Portugal;
  • Convenções relacionadas com as alterações climáticas;
  • Efeito de estufa;
  • O que é o clima;
  • Clima - Situação em Portugal;
  • A Biodiversidade e os impactes das alterações climáticas;
  • Impactes devido às alterações climáticas nos Ecossistemas Polares, Agrícolas, de Terras Secas e Sub-húmidas, Florestais, de Águas Continentais, Insulares, de Montanha, Marinhos e Costeiros;
  • Futuro do Planeta Terra;
  • E tu, que podes fazer?.

A exposição é acompanhada por uma maqueta de um moinho de maré e de um moinho de vento (Energias renováveis) e aquários com várias espécies aquáticas sensíveis a diferentes temperaturas.

Paralelamente, poderá ser revisitada, no 2º piso, a exposição “Energias Renováveis que futuro?”, concebida pelo CMIA de Vila do Conde em 2007.

Ao longo do período em exibição, a exposição será complementada com palestras e oficinas, realizadas no contexto da mesma. As visitas à exposição são gratuitas, sendo necessário apenas uma inscrição prévia em caso de grupos.

Sem comentários: