22 de janeiro de 2010

Palestra "A história de um livro ilustrado"

Decorreu no passado dia 21 de Janeiro, no auditório do CMIA, mais uma palestra integrada no ciclo de actividades da exposição de ilustrações "QUANDO AS LINHAS GANHAM VIDA", que contou com as presenças do ilustrador Jorge Coutinho e do Dr. Manuel Mouta Faria.

Os autores do livro infantil "Galvino e Galvão, a Galinha-de-água e o Galeirão" partilharam connosco o percurso deste livro, desde a criação da história, à forma como as imagens "ganharam vida".

Sem dúvida uma obra de grande beleza e rigor de conteúdos, repleta de cores, formas e emoções, que estimulam a compreensão e a imaginação dos pequenos e grandes leitores.


14 de janeiro de 2010

Visita do 11º C da Escola Secundária D. Afonso Sanches - Vila do Conde

Apesar das condições climatéricas adversas, os alunos da turma 11º C realizaram a saída de campo ao Rio Onda no âmbito do Projecto Rios, acompanhados por elementos do CMIA.

As actividades tiveram continuidade nas instalações do CMIA, durante o período da tarde, com a realização da oficina "Como se avalia a qualidade da água": breve introdução teórica ao tema e uma componente prática onde se analisou a qualidade das amostras de água e sedimentos recolhidos pela manhã.

11 de janeiro de 2010

Visita do 11º B da Escola Secundária D. Afonso Sanches - Vila do Conde

A turma do 11ºB da Escola Secundária D. Afonso Sanches realizou uma saída de campo ao Rio Onda, em Gião, no âmbito do Projecto Rios, que foi complementada pela oficina "Como se avalia a qualidade da água?".

As actividades, orientadas por elementos do CMIA, incluíram a análise da qualidade físico-química da água no local, no período da manhã, e da qualidade bacteriológica e biológica, durante a tarde, nas instalações do CMIA.

8 de janeiro de 2010

Visita do 11º D da Escola Secundária D. Afonso Sanches - Vila do Conde

O dia de hoje foi preenchido pela visita dos alunos do 11ºD da Escola Secundária D. Afonso Sanches.

Durante a saída de campo, no período da manhã, analisou-se in situ a qualidade físico-química da água e fez-se uma amostragem de macroinvertebrados bentónicos. Também se observaram algumas aves, anfíbios e répteis.

As actividades tiveram continuidade no CMIA, no período da tarde, onde, após uma breve introdução teórica, se realizou a Oficina "Como se avalia a qualidade da água", que incluiu a análise bacteriológica da água e a identificação dos macroinvertebrados recolhidos no rio Onda.




7 de janeiro de 2010

Visita do 11º E da Escola Secundária D. Afonso Sanches - Vila do Conde

Elementos do CMIA acompanharam a turma do 11º E da Escola Secundária D. Afonso Sanches em diferentes actividades ao longo do dia.

Pela manhã realizou-se uma saída de campo ao Rio Onda, em Gião. No período da tarde, nas instalações do CMIA, foi realizada a oficina "Como se avalia a qualidade da água".